Relações Internacionais

A legislação que regula a atuação da Agência impõe diversas medidas que promovem a sua internacionalização:

a) A avaliação externa integra obrigatoriamente a participação de peritos de instituições estrangeiras ou internacionais, em número significativo;
b) O conselho de revisão integra pessoas com experiência em organismos estrangeiros congéneres;
c) Uma das competências da Agência é o desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior;
d) A Agência deve integrar o registo criado no âmbito do sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior.

Para responder a esta ênfase posta na internacionalização pelo legislador, foi decidido criar um Conselho Científico, constituído por peritos de reconhecida competência internacional, que visitam anualmente a Agência para discussão do progresso anual e apresentação de um relatório com críticas e sugestões para melhoria de procedimentos. A composição desse Conselho é a seguinte:

•    David Dill, Professor Emérito de Políticas Públicas, Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, EUA.
•    Don Westerheijden, Investigador Sénior, Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), Holanda.
•    Bjorn Stensaker, Professor da Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Oslo, e Professor Investigador no Norwegian Institute for Studies in Research and Higher Education (NIFU), Noruega.
•    Maarja Beerkens, Professora Assistente no Institute of Public Administration, Universidade de Leiden, Países Baixos.
•    Murray Saunders, Codirector do Centre for Higher Education Research and Evaluation e Professor de Avaliação em Educação e Trabalho, Universidade de Lancastre, Reino Unido.
•    Roberto Moscati, Professor do Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione “Ricardo Massa”, Universitá degli Studi di Milano.

A Agência é membro de diversas organizações internacionais. Foi aceite como membro pleno da ENQA em junho de 2014 e está registada no EQAR desde novembro de 2014. Integra ainda o CHEA International Quality Group (CIQG), um fórum organizado pela CHEA – Council for Higher Education Accreditation, dos Estados Unidos, para juntar pessoas, ideias e recursos de todo o mundo para lidar com problemas que vão desde a definição da qualidade e a abordagem aos rankings até ao combate às fábricas de diplomas e de acreditações.
A Agência, por intermédio do seu Gabinete de Estudos e Análise, participa em diversos projetos internacionais. Investigadores da Agência são membros do Consortium of Higher Education Researchers (CHER) e participam num número elevado de conferências internacionais, publicam regularmente em revistas internacionais com revisão por pares e em livros de edição internacional.
A Agência tem apoiado a implementação de atividade de garantia da qualidade em países como Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Macau.
A Agência organiza, desde 2012, uma Conferência Internacional bienal (ver Eventos).